sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que são os ribeirinhos?

Ribeirinho (ribeiro + -inho)
s. m.

  • Pequeno ribeiro.
  • Que vive ou anda pelos rios ou ribeiras (ex.: ave ribeirinha).

  • Que mora próximo de rio ou ribeira.

  • 
    
  • Situado nas margens de um curso de água (ex.: zona ribeirinha).

Ajudando nossos irmãos ribeirinhos!

O projeto Além das águas nasceu da ideia de um casal – Osamir e Helen - que sentiu a necessidade de ajudar as crianças ribeirinhas, do interior do Amazonas.
Eles juntamente com um casal de amigos – Nilton (Baiano) e Monica - todo dia 12/10 – dia que se comemora o dia das crianças – fazem festa para uma comunidade carente no Bairro do Japiim, onde é distribuído: picolés, pipocas, brinquedos e muitos brindes.
A alegria das crianças é tão imensa que sentimos a necessidade de não só naquele dia fazer brotar aquele sorriso no rosto de cada uma delas. Queríamos levar essa alegria adiante, arrumar parceiros, amigos, e pessoas que se propusessem a nos ajudar, a transformar essa alegria que por mais que seja momentânea é inesquecível, tanto para nós que fazemos parte disto e para todas as crianças que esperam por esse dia. Queremos fazer com que elas se sintam úteis e felizes não somente nesses dias comemorativos e sim a cada mês do ano, ou o mínimo de tempo possível.
Nilton e Monica nos convidaram a fazer parte deste lindo projeto e desde o primeiro momento ficamos encantados com toda aquela festa, toda a alegria daquelas crianças que esperam ansiosas por aquele momento, onde somente naquele dia eles têm a oportunidade de receber um presente, mesmo que seja simples, só que para essas crianças é como se fosse um troféu, o melhor presente do mundo, e isso nos deixa muito feliz. Ajudar o próximo e principalmente crianças carentes, que não tem tanta oportunidade é muito gratificante. Faz bem para alma, faz bem para mente e fazer uma criança feliz com qualquer carinho que seja é muito maravilhoso, nenhum dinheiro no mundo paga tamanha satisfação em ajudá-las. A alegria no olhar de cada uma delas, a pureza, o carinho, fez com que nós, Osamir e Helen, expandissem essa ideia e não deixassem acontecer somente nesse dia onde se comemora o dia das crianças, o Natal, a páscoa as datas comemorativas onde se pode chamar de datas “consumistas”.
Queríamos que esse acontecimento ocorresse mais vezes, a princípio pelo menos uma vez ao mês. A participação nesses eventos do dia das crianças juntamente com nossos amigos, fez com que nós lembrássemos de crianças que vivem longe porém perto da gente, que são os ribeirinhos, muitas vezes esquecidos e abandonados. Queremos levar essa alegria a crianças que realmente são esquecidas e não tem acesso a quase nada e moram nas margens do nosso imenso rio Amazonas.
Ao invés de transformar o sonho daquelas humildes crianças que esperam ansiosamente por dias comemorativos para ganhar presentes, tivemos a ideia de levar alegria através de um barco itinerante de dois em dois meses ou em menor tempo assim que pudermos criar um calendário de eventos.
A ideia inicial é:
·         Levar às crianças ribeirinhas: diversão, brincadeiras, alegria, brinquedos, livros didáticos,  comidas e roupas; (nada de dinheiro e apoio político);
·         Formar um grupo de voluntários e dividir em grupos de crianças e trazê-los a cidade para conhecer lugares, como: Shopping Centers, lanchonetes, cinemas, parques, zoológicos,  praças etc. (coisas simples para gente mais muito importante para eles);
·         Levar lazer as comunidades do interior não somente em datas comemorativas e sim, sempre que possível, obedecendo a um calendário criado pelos membros do projeto.
Escolhemos às crianças ribeirinhas por ser uma lição de vida para nós que moramos num mundo totalmente consumista, querendo sempre mais do que temos, sendo muitas vezes egoístas e não pensando no próximo. Às crianças que moram as margens dor rios, são sempre excluídas, não tem acesso a quase nada, elas não têm brinquedos, não têm roupas e muito menos alimentos, pois a pobreza em que as famílias vivem não lhes permite tal luxo. Quando acontece de algum barco passar trazendo doações de roupas e brinquedos elas tem acesso a esses objetos mágicos e o sorriso delas é realmente impagável.
E por esse acontecimento mágico, nasceu a ideia do projeto - Além das Águas pois iremos até elas levar alegria, carinho, esperança e presentes (por que sabemos que crianças gostam de presentes). E também trazê-las até nós, para conhecer essa selva de pedra em que vivemos e que elas também têm curiosidade de conhecer.
O nosso objetivo é trazer esperança e principalmente alegria a essas crianças ribeirinhas. Levando um pouco de amor, alegria, diversão, lazer, brinquedos, roupas e o que o nosso coração permitir fazer...
Fazendo-nos enxergar como se é feliz com tão pouco!