quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visita a Comunidade Ebenezer

Nossa primeira visita!
Nossa primeira visita depois de um almoço a base de Tambaqui assado no Flutuante da Doró, com um dos muitos companheiros de jornada deste projeto – Jones, Diego Menezes e Comandante Hélio - partimos rumo a Comunidade Ebenezer, para conhecer a estrutura e as famílias que ali vivem.
A principio sentimos uma certa resistência dos moradores ao chegarmos na comunidade e para piorar o Presidente chamado João, estava jogando futebol e não quis nos atender. Ficamos um tanto quanto decepcionados, mas não vamos desistir no primeiro não. Procuramos conhecer a comunidade mesmo assim. As casinhas são bem bonitinhas, com algumas exceções; logo na entrada tem uma Igreja da Assembleia de Deus e descobrimos no final da visita que aquela comunidade recebe doações de Igrejas Evangélicas e já havia ido um grupo de jovens para levar doações.
Conhecemos um casal D. Raimunda e Sr. Raimundo que ficou de entrar em contato conosco para dizer a quantidade de crianças que precisam de roupas, material escolar e brinquedos (por que toda criança gosta de ganhar brinquedo).
O problema desta comunidade, é que infelizmente eles confundiram o nosso trabalho com questões políticas, alegando que toda vez que chega próximo das eleições começa a chegar pessoas querendo ajudar de todas as formas e depois somem, sem ao menos dizer o porquê.
Deixamos bem claro a eles que essa não é a nossa intenção!
Mesmo assim não desistiremos, e desejamos de coração que o Presidente da Comunidade Ebenezer, deixe de lado um pouco seu futebol e dê atenção a quem visita a sua comunidade, já que ele é o porta voz daquelas pessoas que a principio não parecem necessitadas, mas vimos que apesar das casinhas bonitinhas ainda existe pobreza e crianças carente de alegria e carinho.
Vamos ficar no aguardo de D. Raimunda e Sr. Raimundo, casal de evangélicos simpáticos que nos atenderam prontamente, dizendo que ali existe famílias carentes sim, que às vezes não tem nem o que comer, só que o Presidente da Comunidade sempre acha que tá tudo bem e que não precisam de ajuda (sentimos um orgulho besta desse Sr. João, que se diz Presidente da Comunidade).
Motivo não vai faltar para voltarmos ali e tentar um diálogo com o Sr. Presidente João e se não tivermos sucesso, partiremos para outra comunidade, que com certeza irá nos receber de braços abertos e sem confundir nossas atitudes com cunho político.

Helen e Osamir
Coordenadores do Projeto Além das Águas